Blog

dezembro 17, 2024 0 Comments

SJB: INVESTIMENTO NA DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA PARA ALÉM DO PORTO DO AÇU E ROYALTIES

De um município periférico à principal porta de entrada para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. É assim que São João da Barra se destaca, impulsionado pelo Complexo Portuário do Açu, que atrai empresas, gera empregos e amplia a arrecadação local. Buscando diversificar a economia para além do Porto e dos royalties, a prefeita Carla Caputi aposta em potenciais como pesca, agricultura, turismo e cultura. “Temos uma sólida política de desenvolvimento, focada em oportunidades para todos os cidadãos, fomentando a economia local, atraindo empresas e qualificando a população”, afirma a prefeita. São João da Barra lidera rankings de geração de empregos no estado. Até setembro de 2024, foram criadas 4.812 vagas formais, com 425 novos MEIs e 202 CNPJs. Mais de 3 mil MEIs operam na cidade, quase metade liderados por mulheres. A Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, e o Fundessan, com crédito a juros baixos, fortalecem pequenos negócios. A prefeitura oferece cursos em parceria com empresas e o IFF, além de bolsas universitárias e transporte gratuito para alunos. Programas como o Sistema Automatizado de Gestão de Empregabilidade e a Casa da Juventude ampliam a capa citação de jovens e mulheres. São João da Barra investe em assistência técnica e tecnologias para produtores e pescadores. Iniciativas incluem o Programa Patrulha Mecanizada, produção de mudas e um caminhão frigorífico para o transporte do pescado. Eventos como a ExpoBarra e o Carnaval movimentam milhões na economia local e atraem milhares de visitantes. A gestão Caputi valoriza manifestações culturais e realiza festivais que geram emprego e renda.

UM PORTO DE OPORTUNIDADES

O Porto do Açu se consolida como um dos maiores hubs energéticos e industriais do país. “Embora jovem, já é um Porto de 5ª geração, agregando serviços diversos e com foco na transição energética e produção de hidrogênio verde”, destaca o superintendente Wellington Abreu. Os investimentos da Petrobras na Bacia de Campos, estimados em US$ 22 bilhões, devem ampliar ainda mais o papel do Porto na exportação de petróleo e geração de energia. Cerca de 90% do ISS municipal vem das operações do Porto, receita que a gestão Caputi busca diversificar.

PREFEITURA INVESTE PESADO NA CIDADE

Com mais de 160 obras realizadas ou em andamento, a Prefeitura de São João da Barra investe pesado em pavimentação, áreas de lazer e serviços essenciais, destacando projetos como a Orla de São Pedro e o Parque da Criança. Também articula recursos para a construção do primeiro hospital público da cidade.

Leave a Comment

Your email address will not be published.