Blog

dezembro 18, 2024 0 Comments

PLATAFORMAS EM BLOCOS

BÉLGICA E PRUMO FDECHAM ACORDO POR ENERGIA EÓLICA

A Prumo, responsável pelo Complexo do Porto do Açu, assinou um memorando de cooperação com a belga Sarens, na presença da princesa Astrid da Bélgica. O acordo prevê estudos para instalação de uma fábrica no porto em São João da Barra-RJ, voltada para turbinas eólicas flutuantes, posicionando o Açu como um hub para a indústria eólica offshore.

Atualmente, 33 projetos de energia eólica estão protocolados no Ibama para exploração no local, considerado um dos três melhores pontos de vento do país. A parceria abrange aspectos técnicos, ambientais e regulatórios, visando ampliar a infraestrutura portuária e apoiar o desenvolvimento de energia renovável no Brasil.

 

PROJETO FOCA NO PRÉ-SAL NA BACIA DE CAMPOS

A Equinor recebeu os tubos de aço da Tenaris para o gasoduto de 200 km do Projeto Raia, no pré-sal da Bacia de Campos. Com investimento de R$ 2 bilhões, a Tenaris forneceu 83 mil toneladas de tubos soldados, com tecnologias de proteção anticorrosiva, revestimento interno e resistência ao colapso para profundidades de até 2.900 metros. A fabricação ocorreu em Pindamonhangaba (SP), com 99% do aço produzido no Brasil, segundo a presidente da Equinor Brasil, Veronica Coelho.

O gasoduto conectará o FPSO Raia à instalação de gás em Macaé, integrando-o à rede de transmissão para o consumidor final. O FPSO terá capacidade de processar 16 milhões de m³/dia de gás, com operação prevista para 2028. O Projeto Raia, com reservas de mais de 1 bilhão de boe (barril equivalente de petróleo), é uma parceria entre Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras.

Leave a Comment

Your email address will not be published.