Blog

dezembro 16, 2024 0 Comments

PLATAFORMA em BLOCOS

VAST REALIZA OPERAÇÃO NO PORTO DO AÇU

A Vast Infraestrutura realizou a primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), em São João da Barra (RJ). O transbordo de diesel marítimo (Marine Gas Oil – MGO) foi feito para a Efen, fornecedora de combustíveis marítimos, utilizando a modalidade ship-to-barge, transferindo o combustível de um navio para uma barcaça. O contrato com a Efen garante 20 mil m³ de capacidade de armazenagem no parque de tancagem do TLA, que atenderá o Porto do Açu e as bacias de Campos, Espírito Santo e Santos. Outro contrato, firmado com a Vibra, prevê o uso do terminal como principal porta de entrada de óleos básicos para a produção de lubrificantes no Brasil.

 

USP COM PLANTA PIONEIRA DE HIDROGÊNIO

A USP colocou em operação a primeira estação do mundo para produção de hidrogênio renovável a partir de etanol, localizada no campus Butantã, em São Paulo. O combustível, que reduz drasticamente as emissões de carbono, abastecerá três ônibus urbanos e um rodoviário, com autonomia para ir e voltar de São Paulo a Piracicaba. A estação tem capacidade inicial de produção de 4,5 kg de hidrogênio por hora e foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), com financiamento da FAPESP e Shell. Estudos apontam que, com a conversão da frota completa da USP, seriam evitadas até 3 mil toneladas de CO² por ano.

 

SETOR ENERGÉTICO É O FUTURO NO AÇU

Com um investimento de R$ 40 bilhões, quatro projetos de hidrogênio verde no Brasil estão programados para iniciar operações em 2025. Essas iniciativas visam posicionar o país como líder na produção de energia limpa, aproveitando recursos naturais abundantes e infraestrutura portuária estratégica. O Porto do Açu, no Rio de Janeiro, destaca-se como um dos principais polos para esses empreendimentos, atraindo empresas nacionais e internacionais interessadas em desenvolver soluções sustentáveis no setor energético.

 

SOLUÇÕES INOVADORAS NO SETOR OFFSHORE

A plataforma P-26, que processava 100 mil barris de petróleo por dia, chegou ao Porto do Açu para ser desmontada com práticas sustentáveis. O projeto envolve limpeza do casco, gestão de resíduos e alinhamento a padrões globais, consolidando o porto como referência em descomissionamento sustentável. A P-26 operou no campo de Marlim por mais de 20 anos, contribuindo significativamente para o setor offshore brasileiro. Com essa iniciativa, o Porto do Açu reafirma seu compromisso com soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis no setor de petróleo e gás.

 

PETROBRAS: U$ 111 BILHÕES ATÉ 2050

A Petrobras lançou, na Firjan, seus planos Estratégico 2050 e de Negócios 2025-2029, prevendo investimentos de US$ 111 bilhões, com foco em exploração e produção de petróleo. A presidente Magda Chambriard destacou a diversificação responsável do portfólio, alinhada ao Acordo de Paris, visando reduzir emissões e contribuir para a segurança energética.

Leave a Comment

Your email address will not be published.