Blog

dezembro 18, 2024 0 Comments

ITAPERUNA PODERÁ VIRAR POLO LOGÍSTICO COM NOVO AEROPORTO

INFRAERO JÁ RECEBEU SOLICITAÇÕES DE ÁREAS PARA TRÊS HANGARES NOS ARREDORES DO TERMINAL, QUE PODERÁ CONECTAR A REGIÃO ÀS PRINCIPAIS CAPITAIS BRASILEIRAS COMO RIO, SÃO PAULO E BRASÍLIA

Com uma posição estratégica, mas carente de infraestrutura adequada, a cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, poderá se transformar num novo polo logístico do Estado do Rio de Janeiro, capaz de atender a diversos segmentos da indústria e do comércio nacional. Com previsão de conclusão das obras em junho do ano que vem, o novo aeroporto do município terá capacidade para conectar a região às principais capitais do país – como Rio, São Paulo e Brasília –, e já conta com solicitações de áreas para três hangares nos arredores do terminal.

Um dos maiores benefícios para a economia local será a facilitação do transporte de cargas, que é realizado pelas empresas áreas tanto em voos exclusivos, como juntamente com o de pessoas. Indústrias já fortes na região, como a de vestuário e de produção de café – já reconhecida e premiada nacionalmente –, poderão ampliar suas vendas para outros mercados, além de terem a possibilidade de agregar valor aos produtos para fins de exportação. O município se tornará atrativo também como entreposto de grandes empresas de comércio eletrônico, como Mercado Livre e Amazon, graças à localização privilegiada – próximo às divisas do Espírito Santo e de Minas Gerais, um dos maiores mercados consumidores do país ao lado do próprio Rio de Janeiro.

Um dos receios, no entanto, é que o Aeroporto de Itaperuna fique obsoleto, a exemplo do terminal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que conta com uma oferta intermitente de voos. Segundo a Infraero, no entanto, Itaperuna tem a vantagem de estar ao redor de dezenas de municípios, diferentemente do de Campos, cidade margeada pelo mar – o que, por si só, já é um grande diferencial competitivo para as empresas aéreas.

Para a Firjan – que há anos vinha lutando pela obra –, a reforma será um elemento fundamental para mudar o patamar de Itaperuna e região. “Além de atrair novas empresas, como a de manutenção de aeronaves, teremos a oportunidade de desenvolver as indústrias já instaladas na região, que poderão ampliar seu leque de clientes, produtos e serviços. Os benefícios se estendem ainda a setores como saúde e educação, que poderão atrair novos talentos, e consolidar ainda mais Itaperuna como referência no setor de serviços”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

A reforma e ampliação foi anunciada pela Infraero em 8 de fevereiro deste ano, durante cerimônia que contou com os ministros do Turismo e de Portos e Aeroportos, Celso Sabino e Silvio Costa Filho, respectivamente. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões e, atualmente, estão sendo feitos o recapeamento e alargamento da pista. O próximo passo é a criação de um sistema que permitirá voos 24 horas por dia e um terminal climatizado de 700 metros quadrados.

O aeroporto terá capacidade de receber – já a partir de junho do ano que vem, quando a reforma será concluída – um voo por hora de aeronaves de pequeno e médio porte, com capacidade para até 60 passageiros – um potencial maior, por exemplo, do que terminais de cidades como Juiz de Fora, em Minas Gerais, que tem uma população cinco vezes maior do que a de Itaperuna.

Leave a Comment

Your email address will not be published.