Entrevista > Stella Wigand
UMA MULHER DETERMINADA, A EMPRESÁRIA STELLA WIGAND ESTÁ À FRENTE DA LOJA TODESCHINI, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, HÁ QUASE TRÊS DÉCADAS
P – Como foi sua trajetória até se tornar empresária? Quais foram os maiores desafios que enfrentou nesse percurso?
SW – Minha paixão pelo mercado moveleiro começou no berço, mas se consolidou de vez em uma viagem que fiz acompanhando meu pai ao sul do país, onde está a fábrica da Todeschini. Fui atraída pela beleza e modernidade dos móveis. Quando reencontrei meu pai no hotel eu disse que precisava de um lugar para abrir minha loja de planejados. Assim nasceu a nossa loja D’Casa. Passamos por mudanças de mercado, adaptações às tecnologias, crises, mas o maior desafio é não parar nunca, pois todos os dias são desafiadores. Desafios nunca estarão no passado de quem empreende; são sempre constantes, e você precisa ser imparável!
P – Em um mercado tão dinâmico e competitivo como você mantém sua empresa atualizada em relação às tendências de design e inovação?
SW – Estudo, treinamento e, principalmente, vontade de aprender. Busco referências internacionais e também de franquias premiadas da nossa rede. A Todeschini oferece treinamentos intensivos para seus franqueados e colaboradores, o que nos dá as ferramentas necessárias para garantir aos nossos clientes um trabalho bem-feito e de excelência.
P – Conciliar o papel de empresária com a vida familiar e o autocuidado é um desafio para muitas mulheres. Como você divide seu tempo? Eu “respiro” o meu negócio.
SW – Conciliar os pilares da vida nunca foi fácil e, com 27 anos de empresa, esse equilíbrio só veio com a maturidade, vivências e um esforço constante. Não abro mão dos meus treinos, das refeições em família, da oração e de estar com as pessoas que amo. Ter uma base sólida, um lar acolhedor e amor, é o que faz tudo valer a pena.
P – Quais habilidades e atitudes você considera fundamentais para quem quer empreender, e como você aplica esses princípios em sua própria gestão e tomada de decisões?
SW – Em qualquer ramo de negócio, uma coisa fará toda a diferença: o seu caráter. Sua credibilidade sempre abrirá portas e fará com que você seja respeitado. É importante ter habilidades em liderança, saber lidar com pessoas, vender, conhecer seu produto e todos os processos, afinidade com clientes, saber ouvir e interpretar. Mas, sem dúvida, a paixão pelo que você faz será o principal ingrediente.
P – Que mensagem você daria para quem está começando agora no empreendedorismo, especialmente no segmento de móveis e design de interiores, e deseja se destacar no mercado?
SW – Escolha um bom produto, identifique o perfil do seu cliente, invista no conhecimento, mantenha os pés no chão e se dedique. Não atropele ninguém e saiba reconhecer o seu próprio valor. Uma pitada de teimosia e boa sorte!